Psicologia vs Psicoterapia: Qual a diferença e quando procurar cada uma?
Quando falamos de saúde mental, é natural surgirem dúvidas sobre a diferença entre psicologia e psicoterapia, especialmente porque muitas vezes os termos são usados como sinónimos. Embora relacionadas, representam abordagens distintas com papéis complementares no acompanhamento emocional e psicológico.
O que é a Psicologia?
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, as emoções, os processos mentais e as relações sociais. Abrange várias áreas de especialização — como a psicologia clínica, educacional ou organizacional — e engloba diferentes tipos de intervenção. O acompanhamento psicológico pode incluir avaliações clínicas, aplicação de testes psicológicos, compreensão das emoções e orientação em dificuldades específicas ou problemas pontuais.
O que é a Psicoterapia?
A psicoterapia é um processo estruturado de intervenção, com metodologia própria, que requer formação avançada para além do curso base de psicologia. A psicoterapia procura promover o autoconhecimento, tratar perturbações emocionais, transformar padrões de funcionamento e apoiar mudanças comportamentais significativas. Existem vários modelos teóricos — como o Fenomenológico-Existencial, Cognitivo-Comportamental, Sistémico e Familiar — que orientam diferentes abordagens e técnicas, sempre ajustadas aos objetivos terapêuticos de cada pessoa.
Todos os psicólogos fazem psicoterapia?
Importa esclarecer que nem todos os psicólogos fazem psicoterapia, e nem todos os psicoterapeutas são psicólogos. A psicologia é uma área mais ampla, enquanto a psicoterapia envolve uma intervenção clínica mais profunda e especializada.
Quando devo procurar um psicólogo vs um psicoterapeuta?
De forma geral, deves procurar um psicólogo quando necessitas de uma avaliação psicológica, quando procuras compreender melhor as tuas emoções ou quando precisas de orientação sobre um problema específico que ainda não consegues decifrar.
Por outro lado, deves procurar um psicoterapeuta quando pretendes uma intervenção contínua, profunda e transformadora ,especialmente em situações de sofrimento emocional persistente, dificuldades que interferem com o quotidiano ou quando procuras desenvolver maior autoconhecimento e alterar padrões relacionais e comportamentais.
De forma simplificada, os psicólogos avaliam, orientam e intervêm de forma mais pontual, enquanto os psicoterapeutas acompanham processos prolongados de mudança emocional e comportamental, que exigem uma intervenção especializada.
Sessões de psicoterapia adaptadas ao seu tempo, ritmo e momento.
Preencha o formulário abaixo para marcar a sua primeira sessão. Iremos responder assim que possível